quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Explicando o Mundo: Ano Novo

Todos temos aquele amigo mais cínico que, no ano novo, nos diz que é só mais um dia, que nada muda de verdade etc. E ele está correto.

A natureza continua tratando de seus assuntos da mesma maneira, o sol nasce sobre o mundo exatamente do mesmo jeito, o universo permanece girando na mesma dança dos últimos bilhões de anos. Dizer que nada muda é faticamente correto.

Mas isso não quer dizer que é verdade.

Pois veja, existe uma algo em nosso mundo, e talvez apenas em nosso mundo, capaz de transformar apenas mais um dia comum na história do universo em um momento místico de renovação. Algo que você vê em toda parte, todo dia e até no espelho: pessoas.

No dia a dia já vemos cada indivíduo envolto em sua concepção própria de mundo, enxergando as coisas através de um prisma único, criando uma versão particular do todo. Quando algumas pessoas se juntam e compartilham ideias essa visão se expande. Alguns milhões unidos e criamos todo o conceito de sociedade.

Agora juntemos bilhões de pessoas, focadas em uma única crença, em um único dia, de que tudo muda com o badalar da meia noite. O peso acumulado de todas essas mentes sobre a realidade a altera e dá a ela uma forma nova. O sol que nasce não é mais apenas uma bola de fogo nuclear no espaço, mas um arauto de novas esperanças, novas oportunidades de conquistas, novas promessas de algo melhor. Os fogos enchem o céu de cores e o mundo está renascido porque desejamos que ele renasça.


Raramente paramos para pensar, mas é de fato incrível esse nosso ritual, onde ano após ano, por um mero exercício coletivo de pensamento positivo, criamos um mundo inteiro novo para nós. E até o seu amigo cínico, por mais que não admita, tira força renovada dos ares do novo ano. 

3 comentários: